São João, São Pedro e São Paulo são nossos padroeiros, mas Santo Antônio, um santo tão querido do povo brasileiro, nos dá também grandes ensinamentos para a vida cristã e legionária.

São João Batista foi o precursor de Jesus aquele que veio para aplainar os caminhos, aquele que foi a voz a clamar no deserto. João nasceu graças à ação de Deus na vida de Isabel e Zacarias, seus pais, que, na velhice, conceberam um filho. Zacarias, embora fosse um sacerdote que servia no Templo, duvidou da promessa de Deus.

João nasceu santificado ainda no seio de sua mãe graças à visita de Maria, a mãe do filho de Deus. João nasceu livre do pecado original e é dele que Jesus falou dos homens nascidos de mulher não há ninguém maior que ele. Para muitos, João era o Messias, mas ele sempre dizia o Messias virá depois de mim e eu não sou digno de desatar a sandália dos seus pés. A coragem e determinação de João levaram-no a desafiar os poderosos insistindo para que mudassem de vida, isto fez despertar o ódio de alguns que quiseram a sua morte. João tem duas festas comemorativas: 24 de junho seu nascimento e 29 de agosto dia de seu martírio. Devemos seguir nosso padroeiro e lutar para aumentar em nós a coragem que nos torna discípulos e missionários prontos para buscar um mundo mais justo e fraterno.

São Pedro a grande rocha sobre a qual Jesus quis edificar a sua Igreja. Pedro um homem simples, rude, um pescador, mas espontâneo e aberto ao novo. Teve, em sua convivência com Jesus, momentos de dúvidas de falta de coragem, indecisão, mesmo assim Jesus viu nele a força interior e a pureza de coração capaz de grandes coisas para levar avante o projeto de Deus. Meditar a vida destes santos nos ajuda em nosso apostolado, e espelhando-nos em suas vidas nos abre uma perspectiva de Evangelização sem limites.