LEGIÃO DE MARIA NA ERA DIGITAL

LEGIÃO DE MARIA NA ERA DIGITAL

Nas últimas duas décadas temos acompanhado e vivido uma enorme transformação tecnológica, em especial na forma de se comunicar. Com o avanço e aprimoramento da internet dos telefones celulares estamos cada vez mais conectados, uma notícia que as vezes demorava dias a se propagar a todos hoje em questão de minutos está circulando pelo mundo inteiro.
Essas poderosas ferramentas podem e devem ser usadas para coisas boas, para potencializar bons gestos e ações. Quando olhamos para dentro do nossa associação, a Legião de Maria é um campo enorme para aplicação das novas tecnologias, das agilidades e facilidades que a era moderna tem a nos oferecer. E se adaptar a esse novo contexto é um caminho sem volta, nossa sociedade está em transformação. Quantas pessoas hoje não tem um celular? Quantas dessas pessoas usam o celular somente para fazer ligações? Vemos cada vez mais pessoas jovens, adultos e da terceira idade interagindo coma tecnologia, o whatsapp por exemplo é um poderoso meio de comunicação, as mídias sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, muitas vezes mais que o rádio, televisão e a mídia impressa (Jornais Revistas etc.).

A Legião de Maria tem como o próprio manual nos ensina, um sistema perfeitamente organizado, a essência da Legião é conhecida e devem ser mantidas, porém os meios de colocar esse sistema em funcionamento podem e devem se modernizar junto com as inúmeras ferramentas que estão a nossa disposição.

Temos que estar abertos a inovação, e transformar as mídias que até então eram única e exclusivamente em papel em meios digitais. O quão produtivo seria ter os cadernos de oficiais em formato de aplicativo de celular? Conseguir gerar um relatório de Praesidium em um único clique? Ter as informações da base da Legião os Praesidia das comunidades mais distantes acessíveis no mesmo instante que a reunião acontece?
Todas essas ideias são realidades totalmente possíveis para a Legião nos dias de hoje, basta nos colocarmos em rumo a transformação, abrirmos nossas mentes para o novo e permitirmos a transformação. A era da digitalização é um caminho irreversível, tudo ao nosso redor está mudando, a forma que compramos as coisas, a forma de interagimos com nossos bancos, agendarmos médicos resolvermos questões de tributos em órgãos públicos etc. Na Igreja e na Legião não pode ser diferente, devemos tentar aproveitar o poder das mídias sociais dos aplicativos dos smartphones presentes nas mãos de quase todas as pessoas para facilitar nossos controles, promover nosso movimento, e tornar a Legião de Maria que tanto amamos e queremos bem mais forte e em sintonia com a mudança que ocorre em nosso mundo.
Precisamos quebrar o paradigma de que a tecnologia é ruim, a tecnologia é boa, o seu uso é que pode ser feito para o bem ou para mal, a decisão é nossa. Sem dúvidas se colocarmos toda nossa espiritualidade legionária presente nas nossas tecnologias, será algo muito bom para um número imensurável de pessoas.

Jorge Fernando Pereira de Lima – 1º Tesoureiro do Senatus Nossa Senhora Aparecida – São Paulo/SP